Pular para o conteúdo principal

Lolita (Lolita)


Não sei o que descrever, só sentir!!
Sentimentos conflitantes me acompanharam ao decorrer da narrativa de Vladimir Nabokov e seu polêmico Lolita. Lembro que a muito tempo atras entre o tédio e as zapiadas corriqueiras na tv, peguei o inicio do filme Lolita a passar no antigo inter-cine na madrugada da rede globo e ficar chocada com o relacionamento entre um homem de meia-idade(aparentemente, assistindo hoje, não acho Jeremy Irons tão velhos assim) e uma criança, não tive condições de assistir ao final do filme (devido a hora) mas sua história permaneceu em mim até hoje e lembro com muita nitidez das cenas que vi.
Anos mais tarde tive acesso ao tão aclamado livro e posso falar que a leitura é um pouco fadigante, surpreendente e confusa, para conclui-la foi preciso concentração total a trama. Não achei um livro fácil de compreender (ainda não tenho certeza se consegui capitar alguns trechos) quando eu achava que estava indo no rumo certo e absorvendo tudo, o senhor Nabokovi ia lá e me confundia toda, isso aconteceu desde do inicio ao fim da obra.
Acompanhamos em duas partes, a história do protagonista Humbert Humbert, que de acordo com o que entendi, passou por um trauma com sua primeira namorada Annabel ao perde-la na pré-adolescência, pelo Tifo. Humbert por sua vez, projeta esse sentimento inacabado a algumas garotinhas de idade entre 9 e 14 anos, como ele mesmo denomina "Ninfetas" tornando-se um pedófilo. A todo o momento Humbert tenta convencer o leitor de que isso é mau visto pela sociedade, mas ele propõe argumentos para que acreditemos que isso não deveria ser considerado crime, então passa a romantizar toda essa história ao relatar seu puro e sincero amor por Lolita, uma menina de 12 anos ao qual ele conhece ao ser locatário de um quarto na casa de Charlotte Haze (Mãe de Lolita).
O protagonista se casa com a mãe de Lolita, para de modo algum conseguir afastar-se dela e para ter desculpas cabiveis para toca-la, seja por meio de abraços ou beijos paternais. No decorrer da história vemos o relacionamento entre padrasto e enteada e em como Lolita passa a ser alvo de sua obsessão constante e a partir de reviravoltas ocorridas na história, os dois começam a viajar pelo país a fim de saciar seu desejo pela menina. 
Durante a leitura eu tive que me lembrar o tempo todo que Humbert é um narrador não confiável, e o que acontecia o tempo todo no livro eram situações de abuso infantil, apesar dele deixar claro a todo momento de que Lolita consentia tais atos e em certo momento da narrativa chega a declarar, que ela foi quem o seduzira. Mas como ele é quem narra, quem garante que isso tudo não seja consequência da sua perversão? e que ele descreve tais atos da menina, pois em sua cabeça era assim que acontecia? na minha opinião, sua ninfeta, Lolita é apenas uma vitima de uma pessoa doente.


SINOPSE: Irreverente e refinado, este é um dos romances mais célebres de todos os tempos. É também uma aventura intelectual que não deixa ninguém indiferente, um relato apaixonado de uma sensualidade alucinada, uma autópsia implacável do modo de vida americano. De um lado, um homem de meia-idade, obsessivo e cínico. De outro, uma garota de doze anos, perversamente ingênua. A química se faz e dá origem a uma obra-prima da literatura do nosso século. 'Lolita' é chocante, desafia tabus, escandaliza. O livro foi incorporado ao imaginário coletivo da modernidade, e até o nome da personagem tornou-se um substantivo corrente, provas do alcance e da genialidade do autor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beijada Por Um Anjo (Kissed By A Angel)

Um livro bem romântico e sensível e para não falar triste, o que é ótimo pois tenho uma teoria que se algo desperta tantas emoções assim com certeza vale a pena não acham? esse livro compõe uma triologia ainda não completamente lida por mim, mais eu recomendo. Um trechinho: "Tristan sentia– se frustrado, incapaz de mandar o recado para Ivy. Ela estava tão perto, tão perto, e no entanto... Podia atravessar sua mão sobre ela, mas não tocá– la. Deitar ao lado dela, mas nunca oferecer– lhe consolo. Dizer algo para fazê– la sorrir, mas jamais ser ouvido. Não havia mais lugar para ele na vida dela. E talvez fosse melhor para ela, mas havia vida após a morte para ele." Muito lindo mesmo... em breve trago minha opinião sobre as continuações...... Xoxo [ Download Aqui ] Sinopse : “Sei que o perdi... Tristan está morto. Jamais poderá me abraçar novamente. O amor termina com a morte.” Ivy Ivy e Tristan foram feitos um para o outro. Eles discordavam apenas em um ponto:...

O livro de ouro da Mitologia (The age of Fable)

Quanta graça pode existir nos personagens mitológicos? Se você assim como eu se encanta ao ouvir qualquer conto envolvendo esse tema, esse é o seu livro obrigatório. Ele conta de maneira sucinta os contos mais conhecidos envolvendo essa temática e outros nem tanto. Eros e Psique, Hades e Perserfone, Aquiles e tantos outros.  SINOPSE:  Altares ruíram e templos se perderam nas areias do tempo. Mas as religiões da Grécia e da Roma antigas não desapareceram por completo. Seu legado de mitos e heróis continua presente até os nossos dias. As figuras mitológicas são o pilar da cultura ocidental. As aventuras estão fortemente vinculadas às mais belas produções da literatura e da arte para se perderem. São histórias passadas de geração a geração e que estão reunidas aqui, sob as bênçãos de Zeus e o talento de Bulfinch. As mais encantadoras narrativas que a fantasia humana jamais criou transportam o leitor para terras onde fatos incríveis acontecem. Onde belas ninfas e corajo...

Depois de você (After you)

A surpresa do ano, foi anuncio da continuação de Como eu era antes de você da Jojo Moyes. Na época achei totalmente desnecessário uma sequencia de um história tão épica, para que? a Jojo vai estragar tudo. E até o inicio da leitura de Depois de você, eu ainda tinha esse mesmo pensamento, mas no decorrer do livro, bem aos poucos você vai superando a fim trágico do seu antecessor, é na mesma velocidade que Lou vai se desprendendo da antiga vida o leitor também começa a torcer para que tudo se encaminhe bem e reconhecer que não é preciso apenas viver. Não acho que esse novo livro seria digno de um filme mas ainda assim serve como um meio de seguir em frente depois do luto de Como eu era antes de você. SINOPSE:  Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes. Em Depois de você, Lou ainda ...